quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Olimpiadas, então?

Nesta próxima sexta-feira, 03/10, será decidida qual cidade virá a ser sede das Olimpíadas de 2016, e a nossa “cidade maravilhosa, cheia de encantos mil” está na disputa. A mesma cidade que sediou o Pan-Americano de 2007, que também gastou mais que o dobro para fazer tal competição.
O fato que mais me deixou estupefato foi o nosso amigo, Leonardo Gryner, diretor de comunicação da candidatura Rio 2016, ter negado que a segurança na cidade seja visto como um problema para sua escolha. Como ele mesmo disse: “Não estamos preocupados com as questões de segurança. O COI reconheceu no relatório da comissão de avaliação nossos esforços, há um novo sistema policial com grandes resultados que foi desenvolvido durante os Jogos Pan-americanos de 2007", afirmou Gryner.
Outra piadinha que este novo humorista do ‘Zorra Total’ disse, foi que o Hell (digo.. Rio) de Janeiro tem uma vasta experiência na organização muito bem sucedida de grandes eventos, como por exemplos as nobres festas de Réveillon e Carnaval. Ainda não obstante, ele fechou a piada dizendo que não existem antecedentes de terrorismo no Brasil.
Com certeza vivemos num país que a tava de homicídio, estupro, tráfico, prostituição infantil, entre outros parentes/amiguinhos do terrorismo, não acontecem na cidade maravilhosa, nessa “Terra que a todos seduz”, neste “Ninho de sonho e de luz”. Sem dizer que podemos confiar na honestidade de nossos políticos que não deixarão, em hipótese nenhuma, ocorrer o “caixa 2”.
O pior ainda é ter que ouvir que com a vinda das Olimpíadas para o Hell de Janeiro (ops.. Rio), a cidade poderá, assim, melhorar sua infra-estrutura. Então me pergunto: Porque diabos eles não fizeram isso antes? Tem que esperar uma Olimpíada? O povo não precisava de mais e melhores metrôs, melhorias no trânsito, enfim, em todos os setores da sociedade (menos na segurança, esse realmente não precisa) antes?
Eu, sinceramente, torço para que essa Olimpíada não venha para o Rio de Janeiro ou para qualquer cidade do Brasil. Já não bastou a lavação de dinheiro no Pan de 2007. Aliás, já estamos tendo, também, na Copa de 2014, e querem agora pra essas olimpíadas? Se vier, vamos ter que tirar o acento da palavra Olimpíadas, para que ela fique mais semelhante com a nossa cara.


Ah.. antes de terminar, queria fazer um brinde ao nosso embaixador que conseguiu confundir o Michael Jordan, com o Michael Jackson. A semelhança entre os dois Michael’s é, realmente, assustadora!

Um abraço,
Felipe Fagundes!

Nenhum comentário: