A palavra ETHOS vem do grego, que significa ética, e ética significa o modo de ser, comportamento, caráter. Estudo o modo do ser humano viver seu cotidiano em sua sociedade.
Com as eleições se aproximando (sim, teremos em outubro deste ano, para deputados, senadores, governador e presidente), vai voltar a ser moda todo aquele "papinho de boteco" que diz o seguinte:
"O político Tal não tem ética suficiente para governar"
"O candidato para senador nunca teve ética em toda a sua vida"
Entre outras tantas frases do gênero.
Mas me pergunto, e você, leitor? Tens ética?
Há uma frase que eu ouvi anos atrás, que é mais ou menos assim: "Nossos políticos nada mais são que aquilo que o povo é."
E agora? Deveremos dizer que nossos políticos são éticos, não corruptos e que fazem política pensando no bem geral da população brasileira?
Vamos e convenhamos, sabemos que não é nada disso. Mas se sabemos que eles não são éticos, não fazem política pensando no bem da população e são corruptos, e que eles são aquilo que o povo é, chego a conclusão que NÓS SOMOS corruptos, sem ética e pensamos egoisicamente.
E, infelizmente, é verdade.
Vejamos alguns exemplos:
1) Esperando o troco de um lanche e o garçom dá, sem querer, um real a mais. A maioria sai cantando vantagem com esse 'dinheirão', e ainda chama o garçom de burro.
2) Em casa, quando está fazendo uma festa com seus amigos, dificilmente vai se pensar que poderá estar atrapalhando o vizinho, com o som alto às 2 da madrugada. Afinal de contas, o vizinho que é um chato que tem um terrível hábito de dormir de madrugada. Quando, na verdade, era só diminuir o som.
3) No trabalho, quando um grupo de pessoas conseguiram a aprovação de uma determinada ideia, todo mundo quer ter a maior fatia do bolo, menos tendo feito pouco.
E são estas pessoas que votarão em outubro. Os que se orgulham de terem passado a perna no garçom, de incomodar o vizinho, de querer derrubar seu colega para ficar um patamar mais elevado ao dele.
É por essas e outras que temos esses políticos, pois eles são aquilo que o povo é!
Então, façamos diferente. Façamos juntos!
____
Um abraço,
até o próximo post.
Felipe Fagundes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário